quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Apercebo-me agora que nunca fui tão infeliz na minha vida como sou desde Setembro. Nunca estive tão solitária, nunca senti tanto como agora que a minha vida passa em vão, nunca chorei de desgosto e cansaço tanto e tantas vezes. Em Abril os 18 já terão ido e numa retrospectiva por este ano concluo que não fiz nada de extraordinário. Os meus 18 anos foram tristes e medíocres e penso se não deveria ter-me poupado a tanto esforço. A grande lição deste ano é que a busca deste sonho, de entrar em Medicina, não é tudo o que existe na minha vida e eu não posso deixá-lo tomar conta dela. É uma infinitésima parte e para seguir este objectivo acabei por abdicar de todas as outras partes da minha vida que, no fundo, eram aquilo que fazia de mim uma pessoa feliz. Já me disseram que sou nova e que tenho a vida pela frente, mas a verdade é que nunca mais vou ter 18 anos e eu acredito que cada idade, especialmente estas idades, têm os seus momentos extraordinários que não devemos deixar passar.
Decidi, há uns dias atrás, que não vou fazer os exames espanhóis e que vou optar por me candidatar de forma directa. Não há dúvidas que essa decisão me tirou um peso enorme dos ombros, mas não fiquei tão bem como esperava. Por um lado porque entrar não é certo e a partir de agora só depende da sorte e por outro porque tenho que continuar aqui, neste quarto, nesta amaldiçoada terra... sozinha, até Junho. Comecei a estudar menos mas a minha consciência não deixa de me massacrar, porque eu sou uma rapariga bem comportada que, se não estiver a fazer todos os possíveis para conseguir os melhores resultados sente que não está a cumprir com as suas obrigações. Além disso, não sei que fazer com o tempo livre aqui em Badajoz.
Decidi também que me vou candidatar a Portugal a um curso que já está escolhido e que provavelmente é indicado para mim. Mas se não entrar em Medicina e voltar para Portugal, não sei se vai ser assim tão fácil como agora penso e se não vou passar o resto da minha vida frustrada por não ter ido para Medicina. A verdade é que não quero tentar mais, ou mesmo que tente não quero passar mais tempo à espera sem fazer mais nada sem ser trabalhar para um objectivo que nunca vejo concretizado.
Só sei que cada vez que dou um passo para alcançar este objectivo, a meta final distancia-se dois.

13 comentários:

Anônimo disse...

Joana, quem dera a mta gente ter metade da coragem e da força q tu tens. Sempre me ensinaste q se deve correr atras dos sonhos, q se deve pedir mais. Tu és uma lutadora e vais sê-lo sempre. Existem momentos em q nos sentimos assim, tristes, confusos... mas amanha é outro dia, tudo irá parecer mais claro. Faz aquilo q te deixar feliz! Há um mundo lá fora e, de uma maneira ou de outra, tu vais descobri-lo *

Fotograma26 disse...

Sê feliz!
Seja onde for, seja como for, é isso que verdadeiramente interessa. O resto, passa.

Anônimo disse...

Cat Stevens

Father and Son (album: Tea For the Tillerman)

Father:
It’s not time to make a change,
Just relax, take it easy.
You’re still young, that’s your fault,
There’s so much you have to know.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but I’m happy.

I was once like you are now,
And I know that it’s not easy,
To be calm when you’ve found something going on.
But take your time, think a lot,
Why, think of everything you’ve got.
For you will still be here tomorrow,
But your dreams may not.

Son:
How can I try to explain,
When I do he turns away again.
It’s always been the same, same old story.
From the moment I could talk
I was ordered to listen.
Now there’s a way and I know that I have to go away.
I know, I have to go.

Father:
It’s not time to make a change,
Just sit down, take it slowly.
You’re still young, that’s your fault,
There’s so much you have to go through.
Find a girl, settle down,
If you want you can marry.
Look at me, I am old, but I’m happy.
(Son: away away away, I know I have to make this decision alone - no)

Son:
All the times that I cried,
Keeping all the things I knew inside,
It’s hard, but it’s harder to ignore it.
If they were right, I’d agree,
But it’s them they know, not me.
Now there’s a way, and I know that I have to go away.
I know I have to go.
(Father: stay stay stay, why must you go and make this decision alone?)


Talvez uma das canções que eu mais ouvi quando tinha a tua idade (em vez de father, colocava mother). Tenho tentado ser um "Father" que não fala nem pensa assim, mas talvez nem sempre consiga, mas tento fazer o meu melhor.
Já agora, um lugar comum: sempre que fazes uma opção, pões de lado uma quantidade de outras. Será sempre assim e muitas vezes perguntar-te-ás se foi o passo certo. Na maior parte das vezes nunca terás uma resposta. Mas isso é aos 18, aos 20, aos 40 e aos 50 (presumo que também aos 60 e por aí fora)
E já agora: Fazes-me o favor de ser feliz?

Aproveita para ouvir esta canção e outras coisas que o Cat Stevens fez no início dos anos 70 (principalmente os álbuns “Tea For the Tillerman” e “Teaser and the Firecat”)

Bjs.

P.

Anônimo disse...

Minha menina linda
Crescer doi!
Lembras-te quando me dizias que não querias crescer para não ter de arrumar o quarto? Pois é sempre foste muito lúcida. De uma lucidez que me enche de orgulho mas que por vezes é pouco compatívelcom felicidade. Neste desgraçado mundo de injustiças e incoerências é difícil ver claro,entender muito bem as razõs das coisas e ser-se feliz. Mas há que tentar. Especialmente relativizar. se já concluistes que há outras coisas para além da tua futura profissão, que contribuem para a tua felicidade, agarra-as.
E,parafraseando o teu pai,faz-nos o favor de seres feliz. Posso ajudar?
Um beijo,mãe

Inês Viana disse...

Sei que não sou a pessoa mais indicada para isso e que não demonstro o quanto gosto de ti todos os dias, mas espero que saibas que estou aqui para te ajudar no que conseguir, nem que seja só para te ouvir.

Beijinhos e muita força, esta tudo aqui a torcer por ti e á tua espera de braços abertos cada vez que voltas.

Anônimo disse...

Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga

Anônimo disse...

Winners never quit.
Quitters never win.
Are you a winner or a quitter?

Pêndulo disse...

minha querida a vida nem sempre é facil e por vezes temos que lutar muito para conseguir o que queremos... mas como te apercebeste, nas lutas que travamos vamos perdendo algumas coisas importantes... tão ou mais importantes que os nossos sonhos.

tenho um grande orgulho de ti, Luinha... e desejo-te tudo de bom, porque...TU MERECES.

Pacheco disse...

Prima, como te compreendo. Parece tão fácil quando temos tudo à mão.
O que é um ano, dois anos, se eu depois volto?

E então, o 1º dia, torna-se a 1ª semana, o 1º mês, o 1º trimestre... Contamos os dias para voltar para casa, e tentamos encontrar pontos positivos na decisão que tomámos. Aos momentos de diversão, há milhentos outros em que trocávamos tudo para poder voltar já hoje, e de preferência ontem...


Nesses momentos, a mim anima-me pensar que mais vale arrepender-me de uma coisa que fiz, do que de uma coisa que não fiz. E tu já fizeste, por isso anima-te!


E se quiseres arejar as ideias, podes sempre agarrar no padrinho e vir dar um passeio a Bruxelas :)

Bjs,
Francisco

Anônimo disse...

Encontrei o teu blog procurando sobre medicina em Espanha.
Estou quase na mesma situação que tu... Tenho 18 anos e vim este ano para Espanha, embora esteja no Norte.
Há momentos difíceis, sim, estamos longe de tudo a que estavamos habituados. Mas não deixes de acreditar no teu sonho,e lembra-te que "Depois da Tempestade, vem a Bonança".
:)
Boa sorte!

Anônimo disse...

a VIDA é uma longa encruzilhada, ainda há muitas batalhas e caminhos a percorrer. e eu sei que consegues.
um beijo de conforto, que apague todas as tuas duvidas.

Anônimo disse...

El fundo Barhim General Fund no ha investido en Gas Natural
http://barhim-general-fund.spaces.live.com/

Solange Ramalho disse...

Joana,sonhar realmente nos dá forças para continuar lutando todos os dias, mas quando fazemos dos nossos sonhos a razão para nossas vidas, aí encontramos problemas, aí nos vemos desmoronar quando esses sonhos não se realizam da maneira que esperávamos ou não no tempo que desejávamos. Uma coisa é certa: Seu Criador sonhou sonhos maravilhosos para sua vida, Ele mesmo vai se encarregar de te levar até a realização deles se você permitir. Entregue-se, abandone-se nas mãos de Deus e Ele te levará por caminhos que passam por seus sonhos, mas vão ainda mais além. Quando nos entregamos e descansamos nas mãos Dele, aprendemos que Ele sim é a razão de nossas vidas e podemos respirar em paz apesar de qualquer coisa. Respire fundo e recomece, Ele está te esperando.