quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Mais um desafio alcançado

É bom, é tão bom, descobrir que temos capacidade inata para algo... como um dom. Como quando começamos a fazer alguma coisa pela primeira vez e, não sabendo como vai sair, constatamos que somos mesmo bons naquilo. Eu descobri que tinha um dom para a sintaxe. Ou pelo menos assim parece. Quando comecei a estudar sintaxe a sério, aqui em Espanha (em Portugal nunca estudei sintaxe a sério) descobri que era um tipo de lógica que me agradava, como resolver problemas de química ou matrizes. Podia passar horas naquilo. Depois a Lupe disse-me que eu tinha realmente um dom para a sintaxe e de facto nunca precisei de me esforçar muito para que as coisas que parecem difíceis aos outros me pareçam claras e lógicas. É bom descobrir um dom.
Mas hoje descobri que bom mesmo é aceitar um desafio e, com esforço e trabalho, alcançar um objectivo difícil. Melhor que nascer com uma capacidade inata é adquirir uma capacidade difícil com esforço e suor. Eu andava há uns meses a fazer os comentários/resumos/estruturas de texto que a Lupe nos pedia e nunca estavam bem, embora estivessem satisfatórios. Não os sabia fazer, não tinha percebido como se faziam e isso andava-me a chatear porque é a parte que conta mais do exame de Castelhano que, por sua vez, é aquele que conta mais de todos os exames. Hoje recebi o último que fiz e para o qual trabalhei muito com um ¡Excelente! no fim e um belo comentário da professora. Senti, finalmente, o doce sabor do dever cumprido... do desafio alcançado. Talvez o maior desafio desde que para aqui vim.





2 comentários:

Fotograma26 disse...

Se me é permitido...
É sempre bom descobrir um novo dom. Estás convocada como auxiliar de sintaxe oficial. :P
Mas se é de dons que se fala, eu em ti descobri vários.
Um deles, é essa tua capacidade natural de me fazer sorrir.
Sorrir de boa disposição (e das parvoices que vamos vendo, dizendo e fazendo), sorrir de ternura, sorrir de te ver feliz, sorrir de orgulho, sorrir apenas por te ver sorrir.
E, cada vez mais nos dias que correm, é um dom seres com és. Seres verdadeiramente autêntica e saberes que isso é o que mais conta. Defenderes e lutares por aquilo em que queres e acreditas não porque alguém te disse que era esse o caminho da veradde absoluta mas porque é isso que sentes.
O dom de continuares a acreditar que podes mudar o mundo. E podes!
Dizes que és MeiaLua mas (ainda que sempre Luinha) és maior que uma Lua cheia que, mais que ajudar a reflectir a luz de outros, tem luz própria. E que Luz!
Beijo Grande Luinha :)

Ah! E o dom de saber encher a mochila com pasteis, bolachas e bolos! ;)

Anônimo disse...

oi,na sei se lagum dia vreas este comentario(pedido de socorro),mas podes me dizer o que sao esses exames convaliables?
por favor?
beijos e boa sorte